top of page

ABERTURA DA ABAV EXPO 2017



O dia do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, foi marcado pela abertura da 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa, no Expo Center Norte em São Paulo, com a presença de grandes nomes do turismo e da política, dentre ministros, empresários e demais autoridades.



Para o Presidente da ABAV, Edmar Bull, é fundamental fortalecer o debate sustentável nos negócios do Turismo e, com toda certeza, trazer essa questão para o evento onde está concentrado todo o setor. Este é um ano de geração de emprego e renda, através da agenda positiva. Também considerado pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT): o Ano Internacional do Turismo.



Já a Presidente da Braztoa, Magda Nassar, a única mulher a compor a mesa de autoridades da solenidade, destacou que os investimentos em Turismo no Brasil são menores do que em outros países da América do Sul, como o Chile, ainda que o país seja muito maior. “É necessário ter um apoio do governo, com políticas públicas muito mais ativas. O poder público precisa ter um olhar técnico para o setor, de maneira limpa de corrupção.



O presidente da Embratur afirmou que, enquanto países vizinhos gastam cada vez mais em promoção internacional e modernização das estruturas de seus organismos, “atuamos na contramão dessa história”. Vinicius Lummertz disse, ainda, que é preciso convencimento de todos os setores (públicos e privados) para que haja o desenvolvimento do setor. Afinal temos uma economia forte internamente, mas não tão forte externamente. O turismo, por exemplo, é o quinto item da balança exportadora do Brasil e com isso podemos ajudar cada vez mais a economia do País.



Marx Beltrão ressaltou que, em menos de um ano à frente do ministério, já conseguiu colocar o Turismo na agenda econômica do país. Foi Lançado o programa Brasil Mais Turismo, que é um conjunto de ações e iniciativas que alavancam o setor”. Também a conquista da facilitação dos vistos que entram em vigor em novembro e disse que além da Austrália, Estados Unidos, Canada e Japão o próximo país a ser incluído entre os beneficiados deve ser a China.



Para Ricardo Peixoto, Diretor do Departamento de Turismo de Roraima, a ABAV 2017 traz uma perspectiva na abertura de novos horizontes, saindo da feira mais fortalecido. Hoje Roraima é reconhecida dentro do calendário turístico internacional.


Fotos: Teozeta Parente e ABAV Nacional

bottom of page