top of page

Centro de Cidadania Activa realiza excursão a Alenquer

O Centro de Cidadania Activa  realizou nessa sexta-feira,  26 de abril,  o “ Passeio Cidadão”  na cidade de Alenquer. O Passeio Cidadão é um projeto realizado pelo Centro de Cidadania Activa, coordenado por Conceição Russo e parceiros.



O Objetivo é dispor uma melhora na qualidade de vida das pessoas de melhor idade, afinal não há limites de idade para viajar e conhecer novos lugares, além de ser também uma alternativa ao ócio tão comum na Reforma (Aposentadoria).

 

O passeio escolhido nesse mês de abril foi para Alenquer, com visita ao Museu João Mário, Igreja do Espírito Santo, Palácio Municipal, Museu do Presépio, Igreja de São Pedro, Igreja de São Francisco, Museu Damião de Gois e Museu do Vinho. 

 

O Museu João Mário é um espaço de arte figurativa e naturalista. Com mais de 800 obras expostas de sua autoria e de alguns de seus amigos nacionais e estrangeiros. João Mário atualmente tem 92 anos é pintor, nasceu em Lisboa e tem seu reconhecimento, respeito e valor em todo Alenquer.

 

Museu do Presépio, um lugar com designer moderno, que apresenta várias relíquias de presépios de várias regiões. Um lugar ligado a história do presépio e que também dispõe de uma sala multifuncional educativa para o público infantil.

 

Museu Damião de Gois, é um museu dedicado a vida e obra do humanista Damião de Gois e as vítimas da Inquisição. Nesse espaço fomos recebidos por Luís Figueiredo, historiador e apaixonado pela vida do museu. Ele nos levou numa viagem ao passado, recordando a história judaica e das vítimas da inquisição, de uma forma leve e compreensível. O lugar é uma mistura do novo com o antigo.

 

Enfim, podemos dizer que o passeio foi divertido e enriquecedor em conhecimento e cultura, além de ter sido uma verdadeira integração entre amigas. Alenquer é uma cidade linda, como um conto de fadas. Um vale encantador, “cravejado”, ao seu redor, com construções belíssimas, todas brancas, como casas feitas em papel machê.

 

By Teozeta Freitas

Kommentarer


bottom of page